18.7.09

Parte 4


INT. DIA. Moretti e outro médico (#3), em outro consultório.

MÉDICO #3 - Você está atravessando um período especial de stress?

MORETTI -Sim, mas por causa da coceira.

MÉDICO #3 - Bebe muito café ou chá?

MORETTI - Tomo muito chá.

MÉDICO #3 - Deve tomar, no máximo, um chá, um café ou um refrigerante por dia.

MORETTI - Entendi. Bom, estes são os remédios que os outros médicos passaram.

MÉDICO #3 - Ah, sim, os conheço. São colegas muito bons. Mas vou receitar outra coisa. Anfo-3 para o banho. Depois do banho Hidroskin. E, depois, lnfloran. -Um comprimido a cada manhã.

MORETTI -Sei.

MÉDICO #3 - Em jejum. Depois Atarax.

Moretti levanta-se e sai enquanto o médico continua falando e escrevendo a receita.

MORETTI (off) - Eu gosto muito de tomar remédios. E acreditar que me fazem bem. Mas o substituto estava muito confuso. Nem com a maior boa vontade eu conseguiria acreditar nele. E aquela foi a única vez que não fui à farmácia comprar remédios.

INT. DIA - MORETTI na sala de espera lotada.

MORETTI (off) Então, voltei ao instituto dermatológico. Mas não para a sessão de dermatologia. E sim para a alergologia. 


CONSULTÓRIO INT - DIA

Moretti sem camisa. Médico examinando-o.

MÉDICO #4 - Quer dizer que...

MORETTI -Cuidado com as verrugas.

MÉDICO #4 - Pode deixar. Os testes mostrarão se é alérgico como acredito. Primeiro testaremos os grandes grupos. Alimentos, poeira, pólen. Depois as substâncias
individuais.

INT. DIA MORETTI em sua casa, em frente à geladeira aberta.

MORETTI (off) - Durante uma semana tomo trinta picadas por dia nas costas. Descobre-se, então, que sou alérgico aos grandes grupos. Como leite, derivados, nozes, sementes, peixe e carne suína. No dia seguinte, foram identificados os alimentos individuais... aos quais sou alérgico e que por enquanto não posso comer.


INT. DIA FARMÁCIA

Moretti e dois atendentes.

MORETTI - Sou alérgico a muitos alimentos e resolvi fazer uma vacina. Os alimentos são, milho, cevada, aveia, alho, cebola, mostarda, amêndoa, feijão, soja, ervilha, fava, grão de bico, salsinha, alface, lúpulo, chá, pimenta, castanha, salmão, sardinha, atum, albumina de leite de vaca, caseína de vaca e cabra, gorgonzola, parmesão, provolone, queijo holandês e carne de porco.


INT. NOITE CASA DE MORETTI

Moretti na cama, se coçando.

MORETTI (off) - A coceira continua. Mas graças à recomendação de um amigo consigo marcar uma consulta com o príncipe dos dermatologistas. Nos últimos dias, antes de tirar férias.


INTERIOR - DIA - CONSULTÓRIO

[Moretti e o MÉDICO, o príncipe dos dermatologistas]

MÉDICO - Colopten três vezes ao dia.

MORETTI - Sei.

MÉDICO - Cinazin, vinte gotas após as refeições. Caprolisin, uma ampola às 18h.

MORETTI - Sei, sei.

MÉDICO - Antes de se deitar, você vai alternar Fenistil, Xanax e Atarax.

MORETTI - Cada noite um?

MÉDICO - É, alternados.

MORETTI - Sei, sei.

MÉDICO - Para as pernas e os braços, os quatro produtos que prescrevi aqui. E para a coceira na cabeça, use o fluido Lecoval Scalp, 3 ou 4 gotas. E não se esqueça de lavar a cabeça todos os dias alternando esses três xampus que prescrevi aqui.

MORETTI - Mas todo dia?

MÉDICO - Todo dia. Vai ter que me ajudar, moleque. Eu e minha família somos seus fãs.

MORETTI - Obrigado.

MÉDICO - Mesmo sendo verão e fazendo muito calor, vai ter que usar sempre, sempre meias de algodão até os joelhos. Estou vendo que não usa meias, está sem meias.

MORETTI - Não, no verão eu não uso.

MÉDICO - E camisas de mangas compridas, mesmo na praia. A pele tem que estar sempre em contato com o algodão, sempre. Vou deixar aqui o telefone de minha casa de praia. Quando eu voltar de férias, já deve ter melhorado.

MORETTI - Eu espero que sim. E desculpe se vim sem avisar.

MÉDICO - [telefonando] Senhorita, faça um preço especial para o Sr. Moretti.


INTERIOR - DIA - FARMÁCIA

[Moretti de pé, perto do balcão; uma atendente lendo a receita, atendentes colocando os remédios que ele pede em cima do balcão]

MORETTI - Caprolisil, Cinazin... E também tem os cremes. lctiane, Akerat, Cinazin... lctiane creme e Akerat. Suagem para o corpo e Fargan pomada. 
E os xampus. Factan, Apolar e Mavigen.

ATENDENTE #1 -Vou buscar.

MORETTI - Tenho que alternar. Temos Factan, Entorgenina, Cinazin, Atarax, Caprolisin.

ATENDENTE #1 - lctiane, Akerat, Apolar...


INT. NOITE CASA DE MORETTI

Dormindo. Começa a coçar-se. Acende o abajur. Levanta-se, ainda se coçando. Vai até a sala de estar. Senta-se no sofá. Folheia um livro de fotografias.


INTERIOR - DIA - PRAIA

[Moretti de meias e blusa de mangas compridas. Um minuto e meio de duração]


INTERIOR - DIA - CASA MORETTI

[Moretti sentado à sua escrivaninha]

MORETTI - (V.O.) Até que um dia decidi ler as bulas que acompanhavam os remédios. (lendo) "Caprolisin: anti-hemorrágico, indicado em todas as síndromes hemorrágicas e nas hemorragias internas." Então, Caprolisin é um anti-hemorrágico. Fora com ele. Agora, Cinazin: "ajuda na circulação cerebral". Então, ajuda a circulação. Fora.


INTERIOR - DIA - CASA MORETTI

[sentado à escrivaninha. Telefonando.]

MORETTI - (V.O.) Caro diário, chegaram as vacinas. Por precaução, resolvi consultar um amigo imunologista. [ao telefone] Ei, Guido, sou eu Nanni. Bem, razoavelmente bem. Escuta, não dá para explicar tudo agora, mas há um mês e meio eu fiz uns testes alérgicos e deu um resultado alérgico múltiplo. Eu mandei fazer umas vacinas que chegaram hoje e naturalmente (pausa, ouvindo) Como um choque anafilático? 


INTERIOR - DIA - CARRO

[Ele está dirigindo. Tudo foi filmado do banco de trás.]

MORETTI - (V.O.) Ele me disse que aquele tipo de vacinas é inútil, que pode causar um choque anafilático. As minhas coceiras não tem nada a ver com alergia alimentar que causam urticária, bolhas por todo o corpo. Sim, e não uma simples coceira. Eu recomeço a procurar os dermatologistas. Existe um tal de Magari, não tão famoso quanto o príncipe, mas do qual me falaram muito bem. Marco uma consulta com ele também.


INTERIOR - DIA - CONSULTÓRIO MAGARI

[Moretti coçando-se, falando, sentado à mesa do charlatão Magari]

MORETTI - (V.O.) Hoje minha lambreta quebrou. Tive que sair de carro. Mais de uma hora no trânsito. O trânsito me deu nos nervos. A gente vai ao médico porque está mal e paga caro para ter que ouvir.

Magari - Está parecendo um perdedor. Na minha opinião, um caso psicológico. Lamento que seja um perdedor. Por que você está se coçando?

MORETTI - É a coceira...

Magari- Não há necessidade urgente, mas você se coça. [escrevendo] Seja como for, Trimeton injetável, uma injeção à noite durante uma semana. Fenistil, um comprimido após o jantar. E Lagederme, um creme quando coçar.

Entrega a receita a Moretti.

MORETTI - Obrigado.

Magari - Eu receitei os remédios, mas lembre-se: depende de você.


EXT. NOITE Moretti dirigindo

MORETTI - Hoje eu me convenci de que a causa da minha coceira é só de natureza psicológica, depende de mim, é culpa minha, unicamente minha. Eu tento me lembrar do que fiz, do que me aconteceu há oito meses, quando começou a coceira. Tudo depende de mim, o médico disse que eu devo colaborar, devo me esforçar para não me coçar. Tudo depende de mim. E, se depende de mim, com certeza eu não vou conseguir.


INTERIOR - NOITE - SALA CASA MORETTI

[deitado no sofá está Moretti, se coçando]

MORETTI - Droga! (V.O.) Minha mãe me deu um pijama de seda e lençóis de linho para aliviar a coceira. Agora, porem, não se trata somente da coceira. Eu adormeço, mas acordo depois de meia-hora. Eu durmo em média de uma hora e meia a duas horas.


INTERIOR - DIA - QUARTO CASA MORETTI

[MORETTI deitado em sua cama. MASSAGISTA massageando os pés dele.]

MASSAGISTA - Sabe, eu fiz algumas sessões de terapia em uma senhora durante algum tempo e consegui reduzir a taxa de seu colesterol. São essas coisas que dão satisfação à gente.

MORETTI - Eu não sei mais o que fazer com essa minha coceira.

MASSAGISTA - Para a coceira, deve-se evitar completamente todos os alimentos vermelhos: tomate, cenoura, laranja, morango... Nada de alimentos vermelhos.

MORETTI - Esta noite que passou, eu me cocei o tempo todo.

MASSAGISTA - Vejo que feriu seu dedão. O dedão corresponde a cabeça. Você queria machucar sua cabeça esta noite.

MORETTI - É, eu sei, mas o que eu faço, passo um creme?

MASSAGISTA - Faça compressas com folhas de couve. Pegue as folhas de couve, ponha na água fervendo e faça compressas. Vai se sentir melhor, vai ver.

MORETTI - É, entendi, perfeito, perfeito. (V.O.) Mas eu não sabia se as massagens iam me fazer bem ou não. Mal elas não me fariam. Seja como for, era bem agradável, muito relaxante.


INTERIOR - DIA - BANHEIRO CASA MORETTI

[Banheira cheia de farelo de trigo. Moretti dentro, claro]

MORETTI - (V.O.) A reflexologista me receitou, além do creme de calêndula, rives nigrum e gotas de tília tormentosa. Também me mandou tomar banho usando os farelos de trigo.


INTERIOR - DIA - ANTRO CHINÊS DE MEDICINA

[Dois médicos chineses, YANG E CHU HU estão entre MORETTI, os três sentados. Em frente a eles, há um TRADUTOR.]

MORETTI - (V.O.) Continuo emagrecendo e, à noite, começo a suar. Decido procurar o Centro de Medicina Chinesa e sou atendido por dois médicos, Chu Hu e Yang. Eles tomam meu pulso; depois de algum tempo eles trocam de lado.

[Trocando de lado. Medem novamente o pulso de Moretti. Diálogo em chinês.]

TRADUTOR - Tem tomado muito vento?

MORETTI - Vento? Eu ando muito de lambreta, mas em Roma não venta muito, não.

TRADUTOR - Na medicina chinesa tradicional, a coceira corresponde ao vento no sangue.

YANG- Mostre a língua.

{Moretti o faz}

CHU HU- Está branca, pegajosa.

[outro diálogo em chinês]

CHU HU- Tem os rins caídos?

TRADUTOR - O dr. CHU HU quer saber se no ano passado você teve excessos sexuais.

MORETTI - Não.


INTERIOR - DIA - SALA DE ACUPUNTURA

[YANG está espetando agulhas em Moretti, que está deitado na mesa.]

MORETTI - Aahhh...

YANG- Doeu?

MORETTI - Um pouco.

YANG- Estas são as últimas, está bem?

MORETTI - Sim.

YANG- Pronto, acabou.

[YANG sai da sala. Moretti permanece deitado, em silencio.]

MORETTI - (V.O.) O dr. YANG me deixou sozinho no quarto. Fiquei sozinho por uns 5 ou 20 minutos e então cochilei um pouco. A certa altura, ele voltou.

{YANG volta com imãs}

YANG- Como está?

MORETTI - Bem.

YANG- Sente um pouco de calor?

MORETTI - Sinto.

EXTERIOR - DIA - ESTACIONAMENTO

[Moretti está se dirigindo a seu carro.]

MORETTI - (V.O.) Por enquanto, a acupuntura não fez qualquer efeito, nem sobre a coceira, nem sobre a insônia. Mas no centro de medicina chinesa são todos gentis, a atmosfera é simpática e eu vou fazer outras tentativas.


INTERIOR - DIA - SALA DE ACUPUNTURA

[Moretti deitado, médicos para lá e para cá, aquela coisa toda]

YANG- Aperte com bastante força, tá?

MORETTI - Tá.

YANG- Como está?

MORETTI - Estou bem.

YANG- Está doendo?

MORETTI - Está.

YANG- Eu posso aumentar?

MORETTI - Pode.

MORETTI - (V.O.) Para curar a minha coceira, eles tentaram um tipo de acupuntura elétrica com um instrumento chamado agulha de flor de ameixa. Mas o doutor Iak nota a minha tosse e diz que esse tratamento não serve. Nesse momento, o melhor seria tirar uma radiografia do tórax.


INTERIOR - NOITE - CONSULTÓRIO

[Moretti sentado numa cama de hospital, tirando a camisa a fim de tirar uma radiografia]

MORETTI - A camiseta também?

YANG- [entregando-lhe uma placa] Não, não, não, só a camisa, porque tem botões. Aperte bem esta placa com o queixo, com o queixo ligeiramente levantado. Agora respire, atenção, prenda a respiração.

MORETTI - (V.O.) O técnico que tirou a radiografia a revelou imediatamente e disse à Silvia que havia uma coisa em torno do pulmão, uma espécie de massa, e a aconselhou a fazer logo uma tomografia.


INTERIOR - DIA - LOCAL

YANG- E aí, tem gosto ruim?

MORETTI - Não, tem gosto de anis.

YANG- Anis?


INTERIOR - DIA - SALA DE TOMOGRAFIA

[Moretti deitado, fazendo o exame.]

MÉDICO- (V.O.) Respire. Pára. Não respire, parado. (pausa) respire. Parado. Não respire. Parado, respire.

MORETTI - (V.O.) Enquanto faço uma tomografia de cabeça, o radiologista da clínica examina a do tórax. E fala a Silvia e Ângelo. Diz ele que, em sua opinião, eu tenho um sarcoma no pulmão. Pergunto o que é isso e ele diz que é câncer nos pulmões e que em sua opinião, minha situação é incompatível com qualquer tipo de tratamento.


INTERIOR - DIA - CAFE

[Moretti sentado à uma mesa]

MORETTI - (V.O.) Bem, por sorte, o radiologista estava enganado. Dois dias depois, eles acabaram me operando e o meu amigo que é médico e que estava presente à operação, mais tarde em contou que o cirurgião, observando, olhando um pedaço do material que eles haviam extraído de mim teria dito: "Aposto qualquer que se trata de um Linfoma de Hodgkin. Os dois, não; mas um, sim." O Linfoma de Hodgkin é um tumor no sistema linfático, um tumor curável. Depois, um dia em casa, folheando um manual chamado "Enciclopédia Médica Garzanti", na palavra Linfoma vejo escrito: "Os sintomas são coceira, emagrecimento e transpiração". Mas uma coisa eu aprendi com toda essa estória: a primeira é que os médicos sabem falar, mas não sabem ouvir e agora estou rodeado por todos os remédios inúteis que tomei durante um ano. A segunda coisa que aprendi é que antes de tomar café, faz bem tomar um copo d'água. Ouvi dizer que faz bem para os rins, qualquer coisa assim, mas faz bem. [ao garçom] E agora vou querer um café com leite e um croissant, obrigado. E um copo d'água. [servem-lhe a água] Obrigado.

[B.G. de vitória / Moretti bebe a água.]

FIM