5.7.09

Continuação


CASA DO NICK

NICK desliga.


CASA DA HELENA

RAY está na cama, deitado. HELENA levanta-se, furiosa e começa a se vestir.

RAY - Que que você está fazendo? Qual é, a gente ainda não terminou.

HELENA - Odeio que me desliguem na cara. É muita grosseria. (toma o resto da bebida) Não vai ficar deitado aí a noite toda.

RAY - Sozinho, não. Volta para o papai.

HELENA - Nunca.

RAY - O que quer dizer com isso?

HELENA - Que que há, Ray? O que você acha que quero dizer? Eu acho que eu falei que queria você fora da minha cama. Você me entedia.

RAY - Eu te entedio? Eu não acho.

HELENA - Olha, eu estou de mau humor. E você tem que ser mais atento.

RAY - Eu vou me lembrar disso. (pausa) Ah, meu Deus! (levanta-se e veste-se)

HELENA - O que você está fazendo?

RAY - Tô indo embora.

HELENA - Pode me fazer umas compras?

RAY - Eu não sou seu burro de carga. Eu vou pro clube.

HELENA - Por que?

RAY - Meu Deus, Helena! Por que você acha que eu iria para o clube? Eu tô a fim de sexo. Tô indo embora.

Sai e bate a porta. Ela pega o telefone e...

HELENA - Sam, é Helena. (ouve) Bem, obrigada; e você? (ouve) Eu quero fazer um pedido. Eu quero uma garrafa de vodca, uma garrafa de suco de Limão e dois ou três romãs médias, tá? Sim, por favor. Tá bom. Obrigada. Desliga.


CASA NICK

Ele está dormindo e tendo um pesadelo com HELENA.

NICK (balbuciando) - Ah, Helena!


MANHÃ

NICK (ao telefone) - O mais importante é que eu esteja com tudo aqui hoje. É, Gatcom Lane 312. Tá bom.

Close no bilhete colado à geladeira. Ele o lê em VOZ alta e depois o retira de lá. “Nick, tive que ir para o hospital, não queria te acordar. Te amo, Anne.”

NICK desliga o telefone.

NICK - A partir de sete horas... (sarcástico) Que beleza.

NICK novamente ao telefone, acompanhado de um lápis e um bloco de papel.

NICK - Gatcom Lane 312. Pegue a esquerda na Homestead, não tem como errar. (ouvindo) É, vai ser divertido. Ah, e não esqueça do filme. A gente se vê. (desligando)

Close no bloco de anotações, onde se vê a lista de convidados e várias vezes o nome HELENA, entre flores e quadrados.


CASA DE HELENA

Ela está ao telefone, animada.

HELENA - Não, não, não... (rindo) Ah, está pronto. (desliga)

Surge, batendo depois de entrar...

RAY - Não deveria deixar a porta destrancada, não é seguro. Nunca se sabe quem vai entrar.

HELENA - Não brinca... (pausa) Quer alguma coisa?

RAY - Não, obrigado, eu tô com pressa. Escuta, é uma noite importante lá no clube, quero te ver lá.

HELENA - Estou ocupada.

RAY - Sei... Aqui? (mexe nas roupas dela e escolhe um vestido) Usa isso.

HELENA - (rindo) RAY, eu estou indo a uma festa.

RAY - Ah, é? Então para que aquela mala?

HELENA - Vou para o México.

RAY - Como é que é?

HELENA - Eu disse que estou indo pro México.

RAY - México?

HELENA - É, parto de manhã.

RAY - Ah, México? Uma festinha e depois nós vamos pro México. Que história é essa? Não tô gostando.

HELENA (sarcástica) Ray, me perdoa.

RAY (Segurando-a firmemente pelo braço) Eu não tô de brincadeira, eu quero você, vai ter que mudar seus planos.

HELENA - Eu não tenho que fazer nada. Eu não sou sua empregada. (imitando ele) Você vai ter que mudar os seus planos. (rindo e abrindo a porta)

RAY - Quer saber? Eu já tô cansado dessa situação, você está muito bem.

HELENA - Adeus.

RAY - Vai sentir a minha falta.

HELENA - Duvido.

RAY - Pode crer que vai.

HELENA - Vai te catar!

RAY - Cuidado com o que diz, Helena. Hasta sei-lá-o-quê! (sai de cena)


CASA DO NICK, FESTA

Câmera focaliza um ansioso NICK, esperando HELENA. Convidados entram e falam.

CONVIDADO - Oi, Nick.

NICK - Oi, por aqui. (indica o caminho)

LAWRENCE bebendo. NICK vai até ele.

LAWRENCE - Eu estou impressionado. Foi uma grande idéia.

NICK (olhando em volta, desesperado) - Acho que as pessoas estão se divertindo.

RUSSELL (sorrindo) - Nick, eu não sabia que você era tão festeiro, está ótimo. Olá, dr. Lawrence. (cumprimentam-se) Aquilo ali é um bar completo? 
Ah, eu acho que falo com vocês daqui a pouco. (sai de cena)

NICK - O que está bebendo?

LAWRENCE - Vodca com gelo. Quer uma?

NICK - Não, eu quero só um gole. (NICK pega o copo, bebe o conteúdo e entrega o copo vazio a LAWRENCE) Obrigado.


INT. BANHEIRO

Plano do lavatório. NICK limpando as unhas com escovinha, colocando um aparelho nos ouvidos.


EXT. JARDIM NICK

HELENA chegando em seu carro.


HALL PRINCIPAL NICK

NICK sai do banheiro e desce as escadas. Os convidados, que o estavam procurando, o cumprimentam.

PERS. 1 - (V.O.) Ah, ele está ali.

PERS. 2 - Oi, Nick.

NICK cumprimenta a todos distraidamente, hipnotizado pela presença de HELENA.

NICK - Como vai?

NICK vai até HELENA, sorridente.

HELENA (olha para si mesma e responde, desinteressada) - Sou.

NICK - Você veio!

HELENA (entediada) Bonita casa.

HELENA entrega a bolsa a NICK e vai andando. Ele vai atrás dela.

NICK - O barman vai fazer sua bebida favorita.


MESMO CÔMODO, EM OUTRA PARTE

ANNE e uma MULHER, conversando.

MULHER - Aposto que ele vai te pedir em casamento ainda hoje.

ANNE - Você acha mesmo?

MULHER - Para quem mais seria tudo isso?

Elas saem de foco e surge NICK e HELENA.

NICK - Que bom que você veio, mesmo em cima da hora!

HELENA - Você mora aqui?

NICK - É, essa é minha nova casa. Eu cresci nessa casa... A minha mãe morreu semana passada e, (ela o deixa falando sozinho), mas está tudo bem, eu estou bem...

LAWRENCE surge e NICK entrega a bolsa a ele.

LAWRENCE - De quem é isso aqui?

NICK sai sem responder, correndo atrás de HELENA.


EXT. JARDIM

HELENA continua a andar e fixa o olhar em RUSSELL. Ele percebe e pára de falar com seus colegas.

RUSSELL - Depois a gente conversa.

HELENA pára de andar e olha a sua volta. Percebe que NICK a alcançou e fica aborrecida.

HELENA - Ah... Já que vai ficar me seguindo, segura isso.

HELENA entrega a echarpe a NICK e sai. NICK permanece, olhando enquanto ela se afasta. RUSSELL a NICK.

RUSSELL - Quem é ela? Qual é o nome dela?

NICK (como que hipnotizado) - Helena.

HELENA sorri para RUSSELL.

RUSSELL - Olha só para você... Me dá isso aqui.

RUSSELL vai até onde ela está. NICK observa tudo, decepcionado.

RUSSELL - Olá.

HELENA (sorrindo) - Olá.

RUSSELL - Eu a estava observando. Qual o seu nome?

HELENA - Helena.

RUSSELL - O meu é Russell. Sabia que você é muito bonita?

HELENA - Ah, obrigado. (saindo) Eu vou me refrescar.

RUSSELL - É, realmente, está muito calor.

Ela caminha até a fonte e tira os sapatos; depois tira as luvas...

RUSSELL - Eu seguro.

NICK continua observando. ANNE vai até ele.

ANNE - Quem é ela?

NICK (ainda hipnotizado) Ela é a Helena.

Todos os presentes olham para HELENA, incrédulos. Um deles comenta.

PERS. (V.O.) - Que coragem!

LAWRENCE chega perto de ANNE e de NICK, apreensivo.
Enquanto isso, HELENA se banha, sob uma música climática, suave... Ela aprece se divertir muito, parece ver alguma mágica oculta nas águas. NICK corre para dentro da casa, deixando ANNE atordoada.


EXT. JARDIM PERTO DA FONTE

HELENA saindo da fonte e secando os cabelos. RUSSELL, abobalhado.

RUSSELL - Eu não acreditei... O que que você acha da gente sair...

HELENA (interrompendo-o delicadamente) - Eu estou toda molhada, vou trocar de roupa. Vamos comer de verdade em outro lugar.

RUSSELL - Está bom. Veio para cá sozinha?

HELENA - Sim.

RUSSELL - De onde você conhece ele?

HELENA olha para trás e observa a cara de perplexidade de ANNE e da outra mulher.

HELENA - O Nick me convidou.

RUSSELL (rindo) - Ah, que ótimo, é maravilhoso. Quem sabe nós não podemos sair daqui e beber champanhe.

HELENA - Tá bom.

Alan observa, rindo.


INT. - QUARTO DO NICK

Interna quarto do NICK, que está se vestindo. LAWRENCE entra, incrédulo.

LAWRENCE - Nick, que idéia maluca foi essa?

NICK - O que?

LAWRENCE - Convidar essa mulher.

ANNE surge pela outra porta, ainda mais incrédula.

ANNE - Você chamou ela aqui. Tá dormindo com ela?

LAWRENCE - Eu vou indo nessa. A gente se fala depois. (sai pela mesma porta por onde ANNE entrou)

NICK - A festa não está ótima?

ANNE - Então? Está dormindo com ela ou não está?

Batida na porta.

NICK - Entra.

RUSSELL (entrando) - Oi, Nick, a Helena e eu já estamos indo, eu só vim dizer obrigado.

NICK (decepcionado) - Ela já está indo?

ANNE observa perplexa a reação de NICK.

RUSSELL - Ela é sua namorada? Ela é tão intensa, ela é muito especial para mim.

NICK - É claro que não, não seja bobo. Pode ir, divirta-se.

RUSSELL - Tá. Valeu, Nick. (saindo do quarto) Eu já vou.

NICK - Que é isso, Hele...

ANNE - É Anne, Nick!

ANNE sai do quarto, zangada. NICK vai atrás dela, mas pára ao ver HELENA, que está acompanhada de RUSSELL.

HELENA (sorrindo) - Nick, eu queria falar com você. Obrigada pelas flores.

RUSSELL - É, essa foi mesmo uma festa e tanto. Vamos. 

RUSSELL E HELENA saem de cena.


INT. NOITE BAR

Cena de HELENA num bar. Ela se dirige para a câmera, repetindo duas vezes: “Eu sou HELENA” Essas cenas se intercalam com as cenas dela indo embora com RUSSELL, agarrada a ele e olhando desdenhosamente para NICK. A cena se dissolve na escuridão e NICK está, de repente, muito só.


INT. NOITE. QUARTO DO NICK

NICK está sentado na cama, inconsolável. O telefone toca, ele observa.
A mensagem (V.O.): “Eu não estou em casa. Por favor, deixe seu nome, telefone e recado e eu retorno. Obrigado”. Beeeeeep...

HELENA (V.O) - “Alô, Nick, você está aí? Tá escutando? Olha, eu esqueci a minha bolsa na sua casa e vou precisar dela. Eu vou viajar, não seja curioso, viu Nicholas. É bom que você a traga para o aeroporto amanhã às dez horas, segundo andar. Ah, Nick, o Russell manda lembranças”.


EXT. SOL - AEROPORTO

NICK a observa de dentro de seu carro, pelo retrovisor. Ele está com sua bolsa. Ela se aproxima e toma a bolsa.

HELENA (abrasivamente) - Me dá a bolsa.

NICK - Eu sei que...

HELENA - Só quero a bolsa.

Ele sai do carro e corre atrás dela. Ela vai olhando dentro da bolsa, checando se está tudo lá.

NICK - Eu te ajudo a pegar um outro vôo. Eu sei que eu devia...

HELENA (interrompendo-o) - Você se deu conta de que eu fiquei na droga do portão esperando mais de uma hora por você? Eu te pedi para me fazer um favor... Cadê a minha agenda?

NICK - Ah, Helena, eu tentei chegar mais cedo, vamos lá, vamos trocar a sua passagem.

HELENA - Cadê a agenda?

NICK - Eu não vi agenda nenhuma. 

HELENA - Não acredito em você.

NICK - Eu não vi agenda nenhuma. 

HELENA (ela dá um empurrão nele) - Vá pegar!

NICK - Eu juro, eu não sei nem por onde começar. Você tem que vir comigo.

HELENA - Você me dá nojo.

NICK - Você vem?

HELENA - Eu vou com você só para pegar a minha agenda, e é só isso, depois você me traz de volta.

NICK - Tá bom.

HELENA - Tá bom.

Ambos entram no carro dele.


DIA EXTERNA CASA DO NICK

Carro entrando pelo lindo jardim.

NICK - Pronto, estamos em casa, Helena. Estou tão feliz por ter te contado aquela estória com todos os detalhes. (observa-a massageando a cabeça, como se estivesse com dor) Ah, me desculpa, Helena. Olha, nós vamos encontrar a sua agenda. Deixe-me fazer um almoço para você e depois você pode ir para o aeroporto, para casa, pra onde quiser.

HELENA - Você não entende, não é? O que eu preciso fazer para que você entenda, Nick, que eu não quero nada com você? Ontem à noite não foi o bastante?

NICK (saindo do carro) - Por favor, só quero que almoce comigo.

HELENA - Não estou com fome.

NICK - Então, só um bebida.

HELENA - Cala a boca! (tirando o cinto e saindo do carro) Vamos acabar logo com isso.

Sobem as escadas e NICK abre rapidamente a porta principal. Ambos entram na casa.

NICK - Se você for para a sala, eu procuro a sua agenda.

HELENA - Nick, eu...

NICK - Me deixe procurar e relaxe.

HELENA - Então anda logo. (indo para a sala)

NICK - Tá, tá... (sorri)

HELENA observa uma escultura, ele liga o som, música clássica, acende velas e põe na mesa de jantar... Ela continua observando as esculturas da sala de estar e fica intrigada com uma escultura cuja mulher não tem os braços, nem as pernas, apenas o tronco. NICK coloca uma bandeja à mesa.

HELENA - Sua mãe não morreu dentro de casa, morreu?

NICK - Não... (sorrindo) Ela estava no hospital quando morreu... Mas agora que a casa é minha, você pode vir aqui o quanto quiser. (ela lança-lhe um olhar de exasperação) A minha casa é a sua casa. (Ele continua colocando comida na mesa)

HELENA (impaciente) - Nick isso não é um jogo. Cadê a minha agenda?

NICK - Eu não estou jogando. Toma a sua bebida.

NICK entrega um copo de vinho tinto a ela. HELENA pega o copo e toma um só gole, recolocando-o na mesa.

HELENA - Já tomei a bebida.

NICK - Come alguma coisa.

HELENA - Olha aqui, você é surdo? Eu já disse que não estou com fome... (ele entrega a agenda a ela, o que a enfurece mais ainda) Seu nojento! 

Você estava com ela o tempo todo.

NICK - Ah, não fica nervosa.

HELENA - Eu vou embora.

Ela sai e ouve-se a porta bater. Ele rapidamente engole uns comprimidos e manda vinho para dentro.
Cena de HELENA saindo, apressada. Ela só pára para pegar a outra bolsa dentro do carro dele e continua andando. Nesse momento, ele aparece na porta da casa, gritando.

NICK - Espera! (correndo atrás dela, que novidade!) Helena, espera! HELENAAAAA!

HELENA - O que?

NICK - Olha, me desculpe...

Ela vai andando de costas, olhando para ele, em direção à rua. Um carro surge na pista e a atropela, em alta velocidade. NICK observa, desesperado.

NICK - Nããooo!

Ele corre até ela, caída no chão. O carro passou por cima de suas pernas. O motorista não parou para prestar socorro.