30.6.09

MINHA VIDA É UM INFERNO

Eba!!! Primeira transcrição de roteiro. Para isso, escolhi um filme muito cá de casa, cujo título original é HIGH STRUNG (USA 1991), dirigido por Roger Nygard e produzido por Rubin M. Mendoza.
Não é um filme que "envelheceu" bem, também não traz nenhuma novidade, mas trata de um tema que me é muito querido: a morte e a sua delicada relação com a vida. Há certamente muitos outros longas melhores do que este e que tratam do mesmo tema, mas este foi o primeiro filme do qual eu pude dizer "Desgraçados, roubaram minha idéia!!!!" e "Parece até que fui eu que escrevi esse roteiro!"; e também porque tem a melhor atuação do Steve Oedekerk.
Além do mais, é um filme que quase ninguém assistiu, foi completamente ignorado no mundo todo, especialmente neste nosso Brasilzinho, que não soube reconhecer o valor desta pérola.
O que mais gosto nesse filme é que ele ele valoriza e é valorizado pelo texto. Um texto simples e direto. Mesmo não tendo sido feito por mim, é um típico roteiro giselístico.
Opinião, crônica pessoal, não tem efeitos especiais, não tem figurantes, poucos atores, diálogos entre dois personagens de cada vez, foi quase todo filmado num ambiente apenas, enfim, tudo feito de modo a destacar o texto. 


FADE IN

INT. DIA - SALA DE ESTAR APARTAMENTO THANE

[B.G. SATÍRICO/ THANE ESTÁ À MESA, SOZINHO, COMENDO UM PRATO DE CEREAIS COM LEITE E LENDO OS JORNAIS. VÃO PASSANDO OS CRÉDITOS: "HIGH STRUNG" "STARING THOMAS F. WILSON" "DENISE CROSBY", "FRED WILLARD", "AND JANE LANE". A IMAGEM SE ABRE DE CIMA, ENQUANTO THANE FALA.]

THANE - De novo, toda vez... É realmente incrível, sabe? Não importa quanto leite você coloca no seu cereal, fica sempre sobrando no final. Dá pra imaginar que se pode calcular a quantidade certa, talvez botar a quantidade certa para terminar junto, mas não, tem sempre demais, é só... (Thane atira a colher na mesa) Droga! E daí acaba botando mais cereal que provavelmente não quer ou tem que pegar a tigela e tomar virando como se fosse... como se fosse um cachorro. Não tem jeito, sempre, sempre sobra! Sobra, sobra e sobra, até você não aguentar mais. E sobra e sobra, eu queria estar morto!

[THANE BATE COM AS MÃOS NA MESA. A CÂMERA MUDA DE ÂNGULO DEPOIS QUE THANE COLOCA MAIS CEREAL NA TIGELA. A TOMADA SEGUINTE É PELA VISÃO DE UMA MOSCA, OUVE-SE O BARULHO INSUPORTÁVEL DESTA, QUE POUSA NO CEREAL. É SÓ AÍ QUE A MOSCA É FOCALIZADA.
NA TOMADA SEGUINTE, THANE DISTRAIDAMENTE PEGA COM A COLHER UMA PORÇÃO DE CEREAL NA QUAL A MOSCA POUSOU E COME. AO PERCEBER COSPE TUDO NA MESA, EM CIMA DOS JORNAIS QUE ELE ESPALHOU PARA LER E SAI GRITANDO, DESESPERADO.]

THANE - Ah, eu não acredito, eu vou morrer. 

[THANE CORRE EM DIREÇÃO AO BANHEIRO, FOCALIZA PELA VISÃO DO THANE. ELE ABRE A PORTA DO ARMÁRIO, PEGA UM VIDRO DE ENXAGUANTE BUCAL, FECHA A PORTA ESPELHADA E A IMAGEM PASSA A SER VISTA ATRAVÉS DESSE ESPELHO. ELE FAZ UM GARGAREJO E OLHA PARA A CÂMERA.]

THANE - Eu não preciso disso. Moscas são as criaturas mais imundas deste planeta. A portadora número um de todas as doenças e são profundamente estúpidas. 

[COMEÇA A ANDAR, CONTINUA FALANDO OLHANDO PARA A CÂMERA, QUE O SEGUE DE FRENTE E CHEGA À SALA, PERTO DO SOFÁ.]

THANE - O inseto mais estúpido de todos. Puxa, vocês já viram, não é? Ficam por aí limpando as mãozinhas o tempo todo, sabe? Como se importasse! Aí, eu vou para o quintal e tem um monte de cocô de cachorro, um monte de cocô de cachorro, a mosca sentada lá, limpando as mãozinhas. Dá para ser mais estúpido que isso? Dá para ser?

[ATENÇÃO PARA A CENA MAIS ENGRAÇADA QUE EU JÁ VI EM TODA A MINHA MALDITA VIDA: AGORA O THANE IMITA A MOSCA, SENTA-SE NO SOFÁ MAIS OU MENOS COMO AS MOSCAS FAZEM, LIMPANDO AS MÃOZINHAS.]

THANE - "O que é que é essa porcaria aqui? Tá lá de novo! O que que é essa ***?". São criaturas nojentas, sujas, que deveriam ser juntadas e exterminadas. E eu não tô nem um pouco interessado na cadeia alimentar, na polinização ou seja lá o que for. Eu esqueceria com prazer de qualquer mel ocasional se conseguisse me livrar desses insetos desgraçados, voadores, inúteis, patéticos, perversos, horríveis e cheios de doenças. Esses insetos!

MINUTOS DEPOIS, MESMA LOCAÇÃO

[THANE OLHA PARA O JORNAL TODO MOLHADO DE LEITE, DÁ UM SORRISINHO CÍNICO E...]

THANE - Ah, legal... Eu nem sei porque que eu estou lendo tudo isso. Tudo aqui me deixa irritado. Ontem, eu li sobre (a partir daqui, vai falando e andando, a câmera sempre o seguindo, em travelling) um cara que matou a cunhada e depois matou o irmão. Aí ele foi a julgamento e o júri o declarou inocente por insanidade... e ele sai em quatro anos. Quatro anos! Sabe o que eu acho que deviam fazer? Vamos dizer que alguém mata a EmmyLu Harris. Eu acho que deviam trancá-lo numa cela e quando enterrarem a EmmyLu, deviam botar a chave da cela bem na mão dela, assim quando passassem alguns anos e ele começasse a reclamar (FALA COM VOZ ENGRAÇADA): "Ei, quando é que vão me tirar daqui? Eu já estou aqui há um tempão. Quando é que eu vou sair daqui?" aí você diz: "Amigo, fica frio. Assim que a Emmylu voltar à vida e sair do buraco e entrar aqui com a chave na mão, você está fora! 24 horas no máximo, você está nas ruas." (PAUSA) Sabe o que me deixa furioso? Eu comprei esses picolés naturais de melancia. A caixa dizia "100% natural, 100% melancia". Então eu pensei: Eu adoro melancia, eu adoro picolé. Essa deve ser a coisa mais perfeita para mim. Então eu dou uma mordida e noto que tem alguma coisa na minha boca. Alguma coisa pequena e dura, aí eu cuspo. Era uma semente! Uma semente! Realmente eles têm a capacidade de botar semente de melancia no picolé. Qual será a estratégia de marketing desse negócio? "É verdade, picolé de melancia com toda a chatice de uma verdadeira melancia!" E agora, eu pergunto: qual é o sabor? Banana com casca. Picolé de coco com a pele toda peludinha do coco. Isso me deixa maluco! Como é que esperam que eu coma esse negócio? Quem eles pensam que eu sou? Isso é totalmente inaceitável, não espere que eu concorde com isso, está certo?! Ah, sem problema! Semente nos picolés é demais. Eu adorei, adorei isso! (chuta a parede e se deixa cair sentado no sofá, acalmando-se)... Eu não sei, eu não pedi isso, sabe? Eu, eu, eu não pedi para nascer. Algumas vezes eu só quero ignorar tudo e só relaxar.

FECHA OS OLHOS, PÁRA O BG ENGRAÇADO. SILÊNCIO. APARECE NA VISÃO DO THANE A MORTE (MAIS ESPECIFICAMENTE, O JIM CARREY). THANE, ASSUSTADO, ABRE OS OLHOS.

THANE - Que? É, eu posso relaxar depois. É, eu não to tão cansado, eu devia estar trabalhando, sabe. (levanta-se, caminha até a escrivaninha e senta-se a ela) Eu escrevo livros para crianças. Tudo estava indo bem, eu fazia meu próprio horário, numa coisa que eu gostava, pagavam muito bem e meu chefe era até tolerável. 


INT. DIA - ESCRITÓRIO DO CHEFE DO THANE

MARVIN, O SIMPÁTICO CHEFE, LEVANTA-SE E CUMPRIMENTA THANE, SORRINDO.

MARVIN - Thane, como vai você?

THANE - Muito bem.

MARVIN - Eu li seu último livro. É um pouco duro e vamos ter que aliviar um pouquinho, mas eu gosto do jeito que você pensa, Thane. Você é muito criativo... e diferente. Gosto disso.

THANE - Obrigado, Marvin, eu vou refazer.

MARVIN - Ah, escuta, você devia se animar mais um pouco, Thane. É um garoto brilhante, tem muito a seu favor. Tente sorrir um pouco.

THANE - Sorrir nunca foi um dos meus pontos fortes.

MARVIN - Então tente, é bom para os negócios. Os acordos comerciais ficam mais fáceis usando a personalidade.


DIA INT - APARTAMENTO DO THANE, DE ONDE PAROU

THANE - Então ele se casa. Ele se casa com uma mulher que tem metade da idade dele. Eu não tenho problema com isso, mas ela é uma pessoa horrível, é desumana, ela é desumana. Melanie. (e repete, enojado) Me-la-nie.


INT. DIA - ESCRITÓRIO DO CHEFE DO THANE

THANE ESTÁ NA MESMA POSIÇÃO DA CENA ANTERIOR, ASSIM COMO MARVIN. MELANIE ENTRA EM CENA. MARVIN SE LEVANTA E A BEIJA.

MELANIE - Marvin.

MARVIN - Oh, princesa!

MELANIE SENTA-SE DE FRENTE PARA MARVIN, SOBRE SUA MESA, IGNORANDO THANE. 

MELANIE - Você precisa sair, querido. Tem um importante almoço de negócios. Thane, eu quero que conheça a minha mulher. Essa é a Melanie.

THANE SE LEVANTA PARA CUMPRIMENTÁ-LA E ATÉ FORÇA UM SORRISO, MAS ELA O IGNORA. FALA A MARVIN, ENQUANTO O GUIA PARA FORA DA SALA.

MELANIE - Ah, querido, por favor, não vamos começar com isso. Mal temos tempo para nós.

MARVIN - É, você tem razão.

MELANIE - É claro que eu tenho. Agora vá para o seu almoço e deixa que eu cuido de tudo aqui no escritório. Até mais tarde. (muda o tom suave para um de desprezo, dirigindo-se a Thane) Não gosto dele.

ELES SAEM E THANE PERMANECE, ATURDIDO. 


INT. DIA - APARTAMENTO THANE

THANE - Agora ela toma todas as decisões. O que não seria ruim se mais alguém falasse, mas... Mas precisa… precisa ouvir ela falando. Ela é totalmente egoísta, ela poderia falar só para escutar a própria voz durante horas. Eu só não faço idéia do que, do que o meu chefe, meu chefe, coitado, vê nela, mas adoraria saber como é que a Terra consegue evitar não se abrir e sugá-la para algum vazio profundo, escuro, multidimensional.


DIA INT. - ESCRITÓRIO

MELANIE AO TELEFONE. THANE IMITANDO-A.

MELANIE - Você precisa cumprir o seu prazo, senão não poderemos fazer as cópias a tempo. 

APARTAMENTO THANE, DE ONDE PAROU

THANE - Ela está sempre dando algumas ordens em importância ou começando algum discurso enorme, patético, condescendente e impreciso sobre... sobre o significado da vida...

DIA INT. - ESCRITÓRIO

MELANIE FUMANDO. E FALANDO, CLARO.

MELANIE - Algumas pessoas são menos capazes do que outras. Pessoas de nacionalidades diferentes têm níveis de habilidade diferentes e precisam ser colocadas na categoria correta.


APARTAMENTO THANE, DE ONDE PAROU

THANE - Ah, e tem mais. A maneira extremamente articulada de dizer (imitando a voz dela) "Eu sou preconceituosa, desculpe". Mas, o pior de tudo isso é que não se pode dizer nada, porque ela é a mulher do chefe, então você fica sentado lá e concorda para não perder o emprego. Se escuta dizendo coisas como: "É, eu acho..." e se sente o próprio perdedor mais covardão de todo o planeta porque sacrificou seu próprio valor e tudo o que considera e acredita porque... porque aspoderia prejudicar-se financeiramente se você falasse, então... É incrível do que algumas pessoas são capazes, né?

OUVE-SE UMA MÚSICA ALTA, VINDA DO ANDAR DE CIMA... THANE OLHA COM RAIVA PARA CIMA.

THANE - Não são nem dez horas ainda. (levanta-se e, olhando para cima, grita) Ô, ô seu surdo! Abaixa isso! (câmera o filma de baixo para cima, como se estivesse no chão e ele fala olhando para baixo) Esse cara é sempre um espinho no meu pé. Ele escuta música o dia todo num volume que qualquer ¨$@(*& teria inveja. Ele nunca me escuta gritando, o que não é nenhuma surpresa. Tenho certeza de que tem sangue saindo pelas orelhas continuamente. (ouve-se barulhos de pisadas) É, lá vai ele, lá vai ele. Agora eu quero que me diga, agora me diga, o que que ele está fazendo? É algum tipo de dança da roda gigante... eu não consigo imaginar que porcaria ele esteja fazendo agora, porque eu... (música pára de repente e Thane comenta, sarcástico) Ah! Oh, meu Deus, eu espero que ele não tenha caído e batido com a cabeça no botão de desligar o som, acidentalmente o desligando e entrando num coma profundo. Isso seria terrível! O que eu faria? Eu devo esperar algumas semanas para ver se alguma coisa começa a feder.

O TELEFONE TOCA.

THANE - Alô.

MORTE - (com voz amedrontadora) Esta noite, às oito horas. (rindo) HUAHUAHUAHUA!!

THANE - O que? (desliga o telefone) O que que é isso? Oito horas? Ah, deve ser algum tipo de brincadeirinha idiota. Sabe, costumava ser tranquilo aqui... Ah, o cachorro. Esqueci de trazer o cachorro.

THANE LEVANTA-SE, SAI DO QUADRO, VOLTA DOIS SEGUNDOS DEPOIS, COM UM CACHORRO DE PAPELÃO.

THANE - Desculpe a demora. Esse aqui é meu cachorro, o Pitt. Por favor, não pense que eu estou maluco, porque eu não estou. Eu só não acredito em animais de verdade. É claro, eu sei que as pessoas adoram, são uma gracinha, macios, só que eu acho difícil imaginar ter um lugar na minha vida para alguma besta que bem que poderia se virar contra mim algum dia. Porque, essa é a realidade, quer você queira admitir ou não. São animais e, de repente, se houver falta de comida e ele não tiver o que comer. Seu precioso fifi não pensaria duas vezes antes de colocar você na lista de petiscos. As pessoas acreditam no que querem acreditar. (guarda Pitt numa gaveta da escrivaninha)


INT. DIA - COZINHA

FOCALIZA UMA MOSCA EM CIMA DE UMA FRUTA.
THANE PEGA O PRATO DE CEREAIS NA MESA E O COLOCA EM CIMA DA PIA.

THANE - Você se lembra quando aquele avião caiu na neve e algumas pessoas sobreviveram? Elas não foram resgatadas durante um bom tempo e tiveram que comer os passageiros mortos para continuarem vivas. É essa a grande lição moral dessa estória. Se sua vida dependesse disso, o que acha que faria? Eu realmente não sei. Eu já pensei nisso, acho que não fizeram nada errado, quer dizer, era vida ou morte. Eu acho que também faria se minha vida estivesse em risco. Quer dizer, teria que ser uma coisa muito, mas muito grave mesmo. Não apenas ficar horas sem comer, quer dizer, como... Está tarde em Dallas, as lojas estão fechadas, vamos comer o Larry, sabe? Eu não concordaria com isso, não, não, eu não acho que seja moralmente correto. Mas, se fosse vida ou morte: Todos em fila, hora do lanche. Porque, tem que se lembrar, aquelas pessoas morreram na queda de um avião, não estavam matando ninguém. Poderiam comê-las, ou talvez, se um cara passasse por lá e tropeçasse, batesse com a cabeça numa pedra e não estivesse morto, mas se eu soubesse que ele ia morrer... Poderia começar a comê-lo, sabe? Como um coma. Mas, se ele acordasse, eu pararia, porque eu acho que essa é a educação normal que os humanos recebem. Não vou esquecer isso por ninguém, lamento muito. (Fecha os olhos e… visualiza a Morte. Abre os olhos, num misto de susto e irritação) O que que é isso, o que que está...? Ah, não, não, não, eu preciso dormir.

SOM DE BATIDAS NA PORTA. IRRITADO, THANE GRITA, SEM SE LEVANTAR.

THANE - O que que é? (continuam batendo) O que que é?

NÃO OBTENDO REPOSTA, ELE LEVANTA-SE E ABRE PARCIALMENTE A PORTA. UM VENDEDOR DIZ, SORRINDO.

RAY - Oi, senhor, como vai o seu dia?

THANE - (emburrado) Não pergunte.

RAY - Parece ser um homem inteligente.

THANE - Tá vendendo o que?

RAY - Bom, não é tanto o que eu estou vendendo, mas o que eu tenho a oferecer.

THANE - O que você tem a oferecer, por acaso custa dinheiro?

RAY - Ofereço segurança!

THANE - Seguros?

RAY - É isso mesmo.

THANE ABRE TOTALMENTE A PORTA E ABRE UM BELO SORRISO.

THANE - Ah, me desculpe. Por favor, entre. Eu me sinto um idiota.

O VENDEDOR ENTRA, THANE FAZ UMA CARA DE SEI-LÁ-QUÊ PARA A CÂMERA, SEM QUE O OUTRO VEJA.