30.6.09

continuação


INT. DIA - SALA DE ESTAR

THANE SENTADO NO SOFÁ.

THANE - Estava em Las Vegas. Não me pergunte por quê. E recebi uma multa por virar à direita num sinal vermelho. Isss é contra as regras em Las Vegas. Prostituição é legal. Mas, eu cometi um grande erro virando à direita num sinal vermelho. Eu podia estar fazendo sexo no capô do carro, no meio da rua ou então parado em qualquer esquina. Mas, não, eu virei à direita num sinal vermelho. Provavelmente poderia ter me livrado se tivesse dito ao guarda que era um cafetão atrasado para a coleta do dia. Mas aí, ele teria pedido para ver meu chapéu e eu ficaria enrolado. 

O TELEFONE TOCA. THANE ATENDE PRONTAMENTE. VOZ SEMPRE EM OFF.

VOZ - Olá! E bem vindo ao Mundo da Alta Tecnologia Automatrônica Telefônica Computadorizada. O que faremos serão algumas perguntas. 

Após o bip, pode dar a sua resposta. O que acha disso?

THANE - (sarcástico) Parece ótimo.

VOZ - Muito bom. Por favor, diga seu nome agora.

THANE - Thane.

VOZ - Obrigado, Thane. Quando foi a última vez que você limpou seu carpete?

THANE - (Idem) Ah, eu não acredito na existência de carpetes.

VOZ - Obrigado. Quanto tempo tem seu carpete atual?

THANE - (idem) Ah, carpete! Eu pensei que tinha dito buda.

VOZ - Obrigado, Thane. Quando limpa seu carpete, geralmente limpa: a) Limpa sozinho. b) Aluga uma máquina. c) Manda um profissional limpar.

THANE - É, desculpe. Qual era mesmo o B?

VOZ - Obrigado, Thane. Se o preço fosse bom, consideraria em ter seus carpetes profissionalmente lavados periodicamente?

THANE - É… Agora, quando diz "profissionalmente" Você quer dizer como um médico ou como um advogado? Porque eu realmente acho que esses caras não teriam tempo.

VOZ - Obrigado, Thane. Gostaria que um de nossos representantes de vendas o contatasse para falar sobre nossas taxas?

THANE - Ah, sim, sim.

VOZ - Se a resposta for não, explique por que, por favor.

THANE - É… bom, só tem um probleminha, sabe? É que eu preferia estar morto!

VOZ - Obrigado por sua cooperação, Thane. Se tiver algum comentário, pode falar agora.

THANE - Morra! Morra, seu chip de computador desgraçado! E espero que engasgue com o mouse e acabe no inferno dos computadores!

VOZ - Obrigado.

THANE - De nada. (desliga o telefone e comenta, irônico) A tecnologia está ficando muito avançada!

O TELEFONE TOCA NOVAMENTE. THANE ATENDE.

VOZ - Olá! E bem vindo ao Mundo da Alta Tecnologia Automatrônica Telefônica Computadorizada. O que faremos serão algumas perguntas. Após o bip, pode dar a sua resposta. O que acha disso?

THANE - Ótimo, ótimo.

VOZ - Muito bom. Por favor, diga seu nome agora.

THANE - Governante Poderoso.

VOZ - Obrigado, Governante Poderoso. Quando foi a última vez que limpou seu carpete?

THANE - Hmm... tem uma hora.

VOZ - Obrigado. Quanto tempo tem seu carpete atual, Governante Poderoso?

THANE - (rindo e desligando o telefone) é uma pergunta que não se ouve muito: "Quantos anos tem seu carpete, Governante Poderoso?" (o telefone toca de novo) Eu espero que seja o cara do carpete! (Thane atende e a MÁQUINA diz)

VOZ - Olá! E bem vindo ao Mundo da Alta Tecnologia Automatrônica Telefônica Computadorizada. O que faremos serão algumas perguntas. Após o bip, pode dar a sua resposta. O que acha disso?

THANE - Eu matei o presidente.

VOZ - Muito bom. Por favor, diga seu nome agora.

THANE - Winky, o cão mágico de pêlo arrepiado.

VOZ - Obrigado, Winky, o cão mágico de pêlo arrepiado. Quando foi a última vez que...

THANE DESLIGA. O TELEFONE VOLTA A TOCAR.

THANE - Ah, minha vida é um grande inferno! (atende) Aqui é o Thane, eu faço pesquisa de carpete.

AL - O que?

THANE - Ah, desculpe. Eu pensei que fosse o telefone computadorizado de alta tecnologia.

AL - Como é? Tá deprimido de novo, é isso?

THANE - Eu não fico deprimido.

AL - Oh. Desculpe, desculpe. Eu vou dizer de outro modo. Tudo e todos parecem ineptos e estúpidos, não é?

THANE - Ah, claro, claro. Qual é a novidade?

AL - Você almoçou?

THANE - Não.

AL - Nos encontramos no Arnold's.

THANE - Olha, eu odeio restaurantes.

AL - Mas você odeia tudo.

THANE - Não é verdade.

AL - Ah, eu esqueci: furões.

THANE - Têm uma atitude legal.

AL - Esquece, nós comemos uma pizza.

AL DESLIGA, THANE TAMBÉM. O TELEFONE VOLTA A TOCAR. THANE PRONTAMENTE ATENDE.

THANE - Engraçadinho.

VOZ (off) - Olá! E bem vindo ao Mundo da Alta Tecnologia Automatrônica Telefônica Computadorizada.

MORTE (off) - Deveria estar pronto às oito horas.

THANE - Quem está falando? Ah, isso é uma piada, é?

MORTE (off) - Às oito horas.

THANE DESLIGA, MAS O DESGRAÇADO VOLTA A TOCAR. THANE ATENDE, RECEOSO.

MORTE (off) - Deveria estar pronto às oito horas. Deveria estar pronto às oito horas. Deveria estar pronto às oito horas. Às oito horas! (risada)

THANE - (desligando) Isso é burrice! Isso é realmente estúpido. Uma grande, enorme piada. Talvez devesse ir ao restaurante com o Al. Que que eu to dizendo? Provavelmente a idéia é do Al. Puxa! Ele é incrível tendo tanto trabalho. Al é um daqueles caras que sempre é a voz da razão, sabe? Totalmente idealista, mas ele chama de otimismo. Tudo é "OK", "positivo". E ele tem esse hábito horrível de sempre dizer "Sabe, em dez anos, isso nem vai importar" Sabe que está ferrado quando ele diz isso, porque ele só usa isso quando não pode pensar num lado bom também. Então... Ele sempre quer ir a restaurantes. Eu odeio restaurantes! Não são muito agradáveis. Eu odeio aqueles restaurantes temáticos. Sabe, aqueles onde eles botam os nomes errados na porta do banheiro? Em vez de "Homens" e "Mulheres", eles botam nomes divertidos como "Piratas" e... E, algumas vezes, é um nome tão bonitinho que você nem tem certeza de onde está. E, como um idiota completo, tem que ir até a recepcionista e falar: "Oi, eu sou uma lula ou um cação? Que que está acontecendo aqui?". Então tem que lidar com as garçonetes. Já entrou naqueles que adoram botar mais café? Aqueles que não param... Vocês já viram. 

CORTA. THANE VOLTA À CENA COM UM BULE DE CAFÉ, IMITANDO UMA GARÇONETE, POR DIVERSOS ÂNGULOS.

THANE - Um pouco mais de café? Mais um pouquinho? Que tal só mais um pouquinho? Quer que complete? Um pouco mais? Um pouquinho mais? Ohh!"

CORTE RÁPIDO. THANE SENTADO À MESA.

THANE - Mesmo se você bebe, elas ainda aparecem.

CORTE RÁPIDO. GARÇONETE COM UM CONTA GOTAS CHEIO DE CAFÉ.

GARÇONETE - Acho que podemos botar mais um pouquinho aí, né? Não mexa a mesa."

CORTE RÁPIDO. THANE DE NOVO, À MESA.

THANE - Ou pior: a garçonete do "Como Vai?" Todos... Todos vocês já viram, é como um filme de terror. 

CORTE RÁPIDO. A PARTIR DE AGORA, AS CENAS DO THANE SENTADO À MESA E AS DELE IMITANDO UMA GARÇONETE SE INTERCALAM.

GARÇONETE - Como é que vai?

THANE - Uh, bem.

THANE - Ela volta em poucos minutos.

GARÇONETE - Como é que vai?

THANE - Ótimo.

GARÇONETE - Está tudo bem?

THANE - É.

GARÇONETE - Como é que vai?

THANE - Bem.

GARÇONETE - Tudo bem?

THANE - É.

GARÇONETE - Como é que está agora?

THANE - Bem.

GARÇONETE - Tudo ok?

THANE - É.

GARÇONETE - Como é que tá?

THANE - Bem.

GARÇONETE - Tudo ok?

THANE - É.

GARÇONETE - Como é que tá?

THANE - Bem.

GARÇONETE - Tudo indo bem?

THANE - É.

GARÇONETE - Como é que tá?

THANE - (estrangulando a garçonete/a si mesmo) Escuta, eu já disse que eu estou beeemmmmm!

THANE NA MESMA SALA, ANDANDO E A CÂMERA O ACOMPANHANDO.

THANE - Outro dia eu fui à Feira Estadual do Texas. É uma outra coisa que deveria ser abolida. Feira Estadual... Sabe como é, tudo é falso. Sabe quando eles têm o homem mais alto do mundo e você entra e ele tem 1,90m?! Ah, e tem aquela tenda com a Moça-Tartaruga dentro. Do lado de fora da tenda tinha uma fita tocando (imitando um apresentador de Show de Horror) "A Moça-Tartaruga. Vejam, a Moça-Tartaruga! Vocês podem falar com ela!" E era a melhor atração da feira. Vocês podem falar com ela! Então finalmente eu fico curioso. Eu pago a grana e entro lá. Então estou dentro daquela tendinha: eu a Moça-Tartaruga. E, de repente, eu percebo que não tenho nada a dizer pra Moça-Tartaruga. O que que cê vai dizer? "Oi, e quanto aos Dodgers, Moça-Tartaruga?"; "Que tempo hoje...". é, eu não tenho nada para dizer pra Moça-Tartaruga. Isso se não for falsa, porque eles pegam alguém com algum defeito físico e exploram esse alguém. (imitando) "Venham todos ver o Homem-Sem-Lábios! Ele não tem lábios! Assobiar? Eu acho que ele não pode, ele não tem lábios! Ele não tem lábios! Beber de canudinho? Ah, pense melhor. Entre e fale com ele, mas não espere ouvir nem um 'P' ou 'B'... ele não pode falar, ele não tem lábios!" Então você fica curioso, paga a grana e fica cara-a-cara com o sujeito. (imitado o Homem-Sem-Lábios) "Como é que vai?"

THANE pisca e a Morte aparece em sua visão, rindo. Thane se assusta e imediatamente abre os olhos.

THANE - Ah, meu Deus, o que que é isso?

(Fecha os olhos de novo e vê o Jim Carrey vestido de mulher num jardim. A voz diz: "Abra os olhos, abra!" Então Thane abre e visualiza em sua frente... seu amigo, AL. Thane se assusta novamente.)

THANE - AHHHH!

AL - (assustado) Mas o que é que deu em você? Você parecia que estava em transe. A porta estava aberta, então eu resolvi entrar.

THANE - (com raiva) Eu acho que devia tirar essa porta daí!

AMBOS DIRIGEM-SE A COZINHA E SENTAM-SE À MESA.

AL - Raiva, raiva, raiva! O que deu em você, hein? Parece que viu um fantasma.

THANE - Eu vi. Eu... eu continuava vendo. Eu acho que preciso só dormir.

AL - Peço pizza?

THANE - Eu odeio pizza. Aqueles caras tocando na comida. Eu conheço um cara que encontrou uma unha do pé dentro.

AL - Ah, qual é? Onde é que você ouve essas estórias? Uma unha?! Além disso, odeia comidas. Retiro o que eu disse, tá legal? Cereais, gosta de cereais, não é?

THANE - (dirigindo-se ao armário, para pegar os cereais) Ah, ótima idéia.

AL - Eu não quero cereal. Ele pode ser quente? Você está com um humor estranho hoje. Quer falar sobre isso?

THANE - (colocando duas tigelas de cereal à mesa e uma caixa de leite) Não, não, eu acho que não. Tudo bem. Eu acho que perdi o emprego.

AL - Sério?

THANE - (colocando apenas algumas gotas de leite em sua tigela) É.

AL - É todo o leite que vai usar?

THANE - É, sim. Dessa vez eu vou acertar.

AL - Qual o problema com o emprego?

THANE - Melanie veio pegar o novo livro e eu mandei ela se catar.

AL - Uhh, o Homem-Cabeça. Mandou ela se catar. Como assim mandou ela se catar?

THANE - Eu... Eu disse a ela que o único motivo de ter um emprego era porque dormiu com o chefe.

AL - (rindo) Uhhh, ai, meu Deus!

THANE - Acha que vai afetar meu bônus de Natal?

AL - Pelo menos se desabafou.

THANE - É... Eu não sei o que eu vou fazer sem dinheiro.

AL - Ei, em dez anos, isso nem vai importar. Tente relaxar, tá muito tenso.

CÂMERA FOCALIZA O PÉ DE THANE, BATENDO NERVOSAMENTE.

THANE - Não to, não.

AL - Então olha seu pé.

THANE - Que que tem? Eu faço isso por causa dos insetos.

AL - Pois eu aposto cinco pratas como você não pára com esse pé por cinco minutos.

THANE - Está jogando seu dinheiro fora.

AL - Topa?

THANE - Dez.

AL - Quinze.

THANE - Quinze.

AL - Ok, ok... Mas tem que dar uma paradinha com esse pé primeiro.

THANE - (parando de tremer com o pé) Ah, tudo bem.

AL - Pronto?

THANE - Vai.

AL COMEÇA A MARCAR NO RELÓGIO.

DISSOLVE/

MESMO AMBIENTE. THANE BALANÇANDO O PÉ E COLOCANDO AS NOTAS NA FRENTE DE AL.

THANE - Eu tive um dia difícil, eu tô ligadão.

AL - Eu não quero o seu dinheiro.

THANE - Pega.

AL - Não.

THANE - Pega!

AL - Eu não quero.

THANE - Ganhou a aposta, não me irrita, pega o dinheiro!

AL - Ok, ok, ok. Que tal isso: eu te pago quinze pratas se você me contar o que disse para a Melanie.

THANE - Eu mandei ela pegar o Molusco Feliz e enfiar goela abaixo.

AL - Nossa! Eu queria ter visto isso.

THANE - A vida é uma droga!

AL - A vida não é uma droga, só tem que ter a perspectiva correta. Nós estamos aqui para ser o melhor e o mais generosos possível e, depois nós morremos e descobrimos como nos saímos.

THANE - No túnel.

AL - Que?

THANE - Conhece o túnel. Todos que estiveram clinicamente mortos dizem que estavam num túnel com uma luzinha brilhante no fim... Pode imaginar que morremos e vamos para um lugar onde... Onde há uma luz... um túnel? Um túnel escuro, brilhante. Diga que não vai ter toneladas de mariposas por todos os lados.

AL - Escuta só: a luz provavelmente é Deus.

THANE - Tá bom, continua.

AL - Ainda acredita em Deus?

THANE - Se eu acredito, é claro que eu acredito. Ele é o cara que precisa de todo o dinheiro, eu acredito nele.

AL - Ok, agora... Deus, Deus é paz. Todos precisam de Deus.

THANE - Tá legal. Então, como é que explica todas as pessoas famintas no mundo? Quer dizer, e a crueldade, e mortes? E o estupro? Ahn, que tal isso? Que tal isso?

AL - Tá, tá, tá certo, totalmente. Tem muita dor no mundo. Não é vontade de Deus isso. O homem tem livre-arbítrio. Recebemos a habilidade para sermos bons e caridosos ou a habilidade para roubar, matar e ser cruel. A decisão é nossa. E, toda vez que nós tomamos uma decisão ruim, alguém sofre. Como alguém que anda pela rua e decide bater na sua cabeça com um martelo. Você vai sofrer por causa da decisão dele. Todos somos dependentes um do outro para a felicidade. Deus não causa todas essas coisas, Thane. São todas decisões erradas do homem.

THANE - Então, o homem é uma droga?!

AL - Tudo com você tem que ser resumido numa droga?

THANE - É... eu acho que sim.

UMA MOSCA APARECE E RODEIA THANE, QUE SE IRRITA.

AL - É só uma mosca.

THANE - (muito irritado) Tudo basicamente é uma droga! Tem que ser, eu posso sentir dentro de mim. É, eu concordo com você, o homem é basicamente mal e...

AL - Mas o homem não é basicamente mal...

THANE - Você acabou de dizer. Você disse que as coisas estão ferradas por causa do homem.

AL - Não, eu não disse isso. Eu disse "decisões ruis do homem". Isso não é ser mal. Cometemos erros e geralmente lamentamos esses erros. Isso não é ser mal.

THANE - As pessoas são más e sádicas, cada uma delas. Espera um pouco. Eu posso provar, eu posso provar. Já pegou uma ninhada e segurou?

AL - Sim.

THANE - Tudo bem, você sabe que são umas gracinhas.

AL - É.

THANE - Tá bom... então está segurando o filhote. "É uma gracinha!". Por aquele segundo você realmente o ama. Você tem que apertar e é tão gracinha que quer continuar apertando mais forte.

AL - É.

THANE - Bom, é uma ligação direta entre o amor e querer matar alguma coisa.

AL - Ah, qual é? Pára com isso.

THANE - Não, não, não, é verdade, é verdade. Você aperta... (interpretando) aperta um pouquinho mais forte, sabe como é. Você fica apertando. "Mas que gracinha, eu só quero apertar você, eu só quero apertar você "(raivosos agora) "eu só quero apertar você. Ah, morre gracinha!" (recompondo-se) Você tem que admitir, já passou por esta emoção.

AL - Ah, peraí. Nem mesmo esse pensamento de apertar alguma coisa entra na mente das pessoas. Geralmente não o fazem porque sabem que machucariam o bichinho. Param de apertar porque não querem que nada de ruim ou doloroso aconteça. Só está demonstrando afeição e você se deixa levar pela emoção.

THANE - (atirando a colher longe) Eu não acredito! Isso não tem jeito, isso desafia toda a lógica e a razão.

AL - O que?

THANE - O cereal! Ah, é uma longa estória. (ouve-se um barulho no apartamento de cima) Agora me responda o que você acha que é isso.

AL - Eu não sei.

THANE - É inacreditável. Ou está constantemente escutando uma música gritante ou está treinando para alguns daqueles concursos de saltinhos. Isso... isso é insuportável!

AL - Peraí, mas o que deu em você? O que é?

THANE - É... escuta, você tem feito algum tipo de brincadeira?

AL - Ah, você descobriu...

THANE - Então era você!

AL - É. Como é que descobriu?

THANE - Mas é claro, é claro que era você. Quem mais se daria a esse trabalho? Cara, eu tenho que admitir, eu caí direitinho. 

AL - Ah, não deu tanto trabalho assim.

THANE - Não deu tanto trabalho! Mas teve que dar o primeiro telefonema, você teve que botar aquela cartinha junto com as minhas cartas depois que o carteiro chegou, mas antes de eu poder pegar. Interrompeu a ligação com a minha mãe... e eu nem sei como é que você armou aquela coisa toda com a pesquisa sobre o limpador de carpetes. Como é que você fez aquilo? Como é que foi?

AL - Mas do que é que você está falando?

THANE - E todo aquele negócio... oito horas?

AL - Que que tem às oito horas?

THANE - Ah, não me enrola, você já disse que foi você.

AL - Eu pensei que estava falando do seu carro.

THANE - Meu carro?

AL - É, eu escrevi "Me lave" em todas as suas janelas.

THANE - Então foi você? 

AL - É isso aí.

THANE - Seu cretino! Por que você...

AL - Espera, que que é isso? Alguém vai querer limpar seu carpete às oito horas?

THANE - Você andou brincando?

AL - Não, eu juro.

THANE OLHA PARA AL, QUE SE TRANSFORMA NA FACE DA MORTE.

THANE - (tapando o rosto com o braço) Qual é o negócio, Al?

AL - Você tá legal?

THANE - Eu acho que eu estou ficando louco. Eu fico vendo coisas também.

AL - Eu tô dizendo, você precisa relaxar. Relaxa, tira umas férias.

THANE - Ah, por favor, eu odeio férias. Mesmo se está se divertindo, assim que você volta todos irritam você. "Você... você se divertiu? Que que cê fez? Você trouxe alguma foto?" Ah, isso é um pesadelo!

AL - Você não deve estar tão mal assim, ainda está reclamando de tudo. Olha, eu tenho que ir ao trabalho. Realmente quero escutar o que você tem para dizer. mas depois eu volto para cá direto, você me conta tudo e depois comemos alguma coisa, tá legal?

THANE - Sem restaurantes.

AL - Tá, sem restaurantes. 

THANE - Ah, que horas vai sair?

AL - Lá pelas oito e meia.

THANE - É muito tarde.

AL - Como assim?

THANE - Eu não sei, não sei... vai trabalhar, precisa trabalhar. 

AL - É, eu preciso voltar. Tudo bem, eu saio mais cedo, tá legal assim? Eu vou estar aqui às 8h15, 8h30 no mais tardar. Tá bom? Mas você tem que me prometer uma coisa: que não vai ficar sentado no escuro pensando em coisas ruins que deprimem você, ok? Prometa.

THANE - Eu prometo.

AL - Ok, te vejo depois.

AL SAI DE CENA. DISSOLVE.